Encontrada vulnerabilidade na biblioteca glibc do Linux

Pesquisadores da Qualys divulgaram uma vulnerabilidade envolvendo a biblioteca (GNU C Library) em sistemas Linux, permitindo aos atacantes que escalem privilégios, garantindo o controle remoto da máquina vulnerável.

 

ghost-linux-security-vulnerability

 

Os principais sistemas que encontram-se vulneráveis: Red Hat 6 e 7, CentOS 6 e7, Debian 7, Ubuntu 12.04, entre outros.

Continue lendo


A escola pode exigir senha do Facebook de um aluno?

Uma nova medida contra o cyberbullying adotada por Illinois, um estado americano, permite que as escolas exijam a senha do perfil das redes sociais dos alunos. Um ação necessária ou exagerada?

cyberbullying escola

 

Algumas escolas já alertaram os pais dos alunos que os funcionários poderão exigir as senhas das redes sociais dos alunos caso eles forem suspeitos de participar de cyberbullying. O memorando é direta ao afirmar isto:

Se o seu filho tem uma conta em um site de rede social, por exemplo, Facebook, Instagram, Twitter, ask.fm, etc., por favor, esteja ciente de que a lei estadual exige que as autoridades escolares solicitem ao seu filho as senhas destas contas, em determinadas circunstâncias…E, caso os envolvidos se neguem a cooperar, serão indiciados.

Continue lendo


Conheça as senhas que você não deve utilizar

Anualmente a SplashData divulga as senhas mais utilizadas do ano anterior. E, já que a senha deve ser algo pessoal, ter uma senha popular pode compremeter seriamente sua segurança. Como já ensinamos na matéria sobre métodos de autenticação.

Se você nós acompanha certamente já conhece as 5 dicas de como criar uma senha forte.

O interessasnte é notar como é utilizado senhas apenas com números. Em 2013 das 25 senhas mais utilizadas, dez delas eram compostas apenas de números, já em 2014, este número caiu para nove, houve uma melhora bem sútil. As pessoas precisam ter uma senha mais forte, e esta é um dos objetivos de nosso projeto.

Continue lendo


Segurança em Simples Atos estará na Campus Party 2015 #CPBR8

O projeto Segurança em Simples, que têm como objetivo levar a informação sobre segurança na internet, foi confirmada na 8ª edição da Campus Party Brasil, ou para os íntimos a #CPBR8.

A Campus Party é considerada o evento de Internet mais importante do mundo nas áreas de: Inovação, Criatividade, Ciência, Empreendedorismo e Entretenimento Digital.

Só neste ano estarão reunidas 8.000 pessoas que terão acesso a várias palestras incluindo a nossa, claro.

SSA_CPBR

A palestra será ministrada no dia 04 de Fevereiro as 17:30 hrs no palco Crossspace, que pode ser conferida na agenda da própria Campus Party.

Continue lendo


Cresce o número de spam no WhatsApp

O spam é algo que incomoda todas as pessoas, e para alcançar mais pessoas a prática mais obvia é explorar o meio de comunicação mais utilizado, algum tempo atrás era utilizado o SMS para enviar spam. Mas, como hoje em dia as pessoas se comunicam muito mais pelo WhatsApp, o spam, teve que migrar.

Whatsapp_spam

 

Durante alguns meses a AdaptiveMobile realizou monitoramentos e detectou um grande crescimento em comparação aos outros meios. O spam recebido pelo WhatsApp se assemelha com os recebidos por SMS, trata-se de mensagem de texto que oferece alguns produtos originais muito abaixo do preço e com endereço de um site para o usuário realizar a compra, do produto que na melhor das hipóteses receberá um produto pirata, e na pior delas, até digitar os dados de seu cartão de crédito em um site falso.

Dica para não receber spam no WhatsApp

Quanto mais público for o número de seu celular, maior é a chance de você se tornar um alvo do spam. Logo, se quer se manter longe do spam,  a melhor prática é divulgar o mínimo possível o número de seu celular.

Não coloque o número do seu celular nas redes sociais para que uma pessoa possa te adicionar ao grupo, opte por passar o número via mensagem, o famoso “inbox”.

Publicações no Facebook que tenham vários comentários com números de celular é um prato cheio para quem quer enviar spam.