Veja 5 dicas de como criar uma senha forte

O que aconteceria se alguém descobrisse a sua senha do Facebook? Suas conversas seriam monitoradas, o invasor poderia fazer publicações comprometedoras em seu nome, entre várias outras coisas. E se fosse comprometida de seu email, do ser serviço, do seu banco? Por este motivo é necessário ter senhas fortes, elas garantem sua identidade na internet, então cuide dela.

Senha Forte

Tenha uma senha de no mínimo 8 caracteres

Isto deixa sua senha mais forte, pois criminosos utilizam técnicas conhecidas como força bruta(brute-force), para tentar descobrir as senhas das vítimas, o programa faz várias tentativas em poucos segundos, com uma senha de no mínimo 8 caracteres dificulta o sucesso do criminoso.

Evite senhas de fácil adivinhação

Senha grande não é necessariamente sinônimo de senha forte, não adianta utilizar como senha o nome de seu animal de estimação:

floquinho

Tem mais que 8 caracteres, mas poderia ser facilmente descoberta por um conhecido.

Utilize letras maiúsculas, minúsculas em suas senhas

Supondo que você tenha uma memória não muito boa, e você quer se lembrar de seu cachorro na gora de inserir a senha. Embaralhe com letras maiúsculas e minúsculas:

FloqUinHo

Já é uma senha mais segura que a anterior.

Utilize números e caracteres especiais nas senhas

Isto deixa sua senha mais protegida, simplesmente por ela estar mais embaralhada. Você pode inserir números e caracter especiais na senha sem muito esforço. Basta substituir as letras por um correspondente semelhante. Veja:

Fl0qU!nH0

Note que trocamos a letra “o” pelo número zero e substituímos a letra “i” pelo ponto de exclamação.

Curiosidade:

O caracter menos utilizados em senhas é o espaço: ” “.

Não repita sua senhas em vários sites ou serviços

Depois de ter uma senha que atenda as outras dicas, sua senha passa ser mais segura. O ultimo cuidado é não repetir a senha em vários serviços. Isto porque caso uma senha comprometida, o invasor tentará utilizar a mesma senha em outros serviços.

Com estas dicas simples você já pode ter uma senha segura.