Dados de Dropbox, Google Drive e One Drive podem ser roubados

Se você utiliza dados armazenados nos principais serviços da “nuvem”, cuidado!! Seus dados podem estar comprometidos.

Cloud Computing

 

Pesquisadores da empresa de segurança Imperva, identificaram uma brecha de segurança onde é possível sequestrar os dados dos principais serviços de backup em nuvem: Dropbox, Google Drive, OneDrive e Box.

 

A brecha consiste em recuperar o usuário e senha destes serviços, em tokens de senhas presentes no registro do Windows ou no Credential Manager do Windows. Com isso, os pesquisadores desenvolveram uma aplicação chamada de “Switcher” irá fazer a dupla autenticação.

 

O ataque com a utilização do Switcher, pode ser feito através de anexos de emails ou páginas infectadas, onde o malware irá executar na memória do computador, dificultando a identificação por anti-virus. Outro agravante se dá devido ao malware utilizar os recursos do próprio Windows, que dificultará ainda mais sua identificação.

 

Após a infecção, a aplicação reseta a comunicação entre a máquina e o serviço de backup em nuvem, coletando novamente o usuário e senha. Após isso, é gerado uma nova conexão partindo da máquina do atacante, uma vez que esta de porte do usuário e senha, com isso todos dados podem ser baixados ou espelhados para sua máquina.

 

Muitos podem estar analisando que a vulnerabilidade neste ataque pode se dar no sistema operacional no caso o Windows, no entanto, o agravante deste ataque é que a maioria das empresas não permite identificar a origem da autenticação das contas, ou se existe mais de uma autenticação.

Funcionalidade esta já presente em muitos recursos na internet.

 

Fonte: IdgNow