Uma nova medida contra o cyberbullying adotada por Illinois, um estado americano, permite que as escolas exijam a senha do perfil das redes sociais dos alunos. Um ação necessária ou exagerada?
Algumas escolas já alertaram os pais dos alunos que os funcionários poderão exigir as senhas das redes sociais dos alunos caso eles forem suspeitos de participar de cyberbullying. O memorando é direta ao afirmar isto:
“Se o seu filho tem uma conta em um site de rede social, por exemplo, Facebook, Instagram, Twitter, ask.fm, etc., por favor, esteja ciente de que a lei estadual exige que as autoridades escolares solicitem ao seu filho as senhas destas contas, em determinadas circunstâncias…” E, caso os envolvidos se neguem a cooperar, serão indiciados.
Até então as escolas só podiam intervir nos casos de cyberbullying, se eles ocorressem em horário de aulas. Mas, com a nova lei que entrou em vigor no início deste ano, a escola deve verificar se ocorreu, dentro ou fora da aula.
Alguns pais se opõem à medida,como é o caso de Sara Bozarth:
“Uma coisa é para eu tomar conta de rede social do meu filho e abrir para o professor olhar, mas ter que entregar a senha e informações pessoais não é aceitável para mim”.
O cyberbullying pode aferar o desenvolvimento de uma criança, por isto deve ser coagido. Até o momento não existe nenhum país que utilize esta prática.