5 dicas de segurança para suas conversas no WhatsApp

O WhatsApp é sem dúvida o aplicativo de mensagem mais comum da atualidade, por este motivo chama a atenção de criminosos, Veja as nossas 5 dicas para você estar mais seguro enquanto troca mensagens:

WhatsApp

Apague as mensagens

As conversas com os amigos pelo WhatsApp é tão comum e frequente, que as conversas podem virar um grande arquivo de sua vida pessoal, isto chama a atenção de curiosos ou mal intencionados.
Para você não se tornar vítima de alguma pessoa que tenha acesso ao seu celular, o indicado é apagar as conversas com frequência, caso tenha informações importantes na conversa, peça para a pessoa te enviar as informações via email.

Cuidado com os grupos

A prática de criar grupos no WhatsApp é muito comum, reuniar pessoas que possuem o mesmo interesse torna o hábto de trocar mensagens ainda mais interessante. O WhatsApp permite até 50 pessoas em um mesmo grupo, isto faz com que você compartilhe informações com pessoas que você não possa conhecer. Desta maneira algumas conversas podem ser “vazadas” muito facilmente.
Participar de grupos onde apenas uma pessoa compartilha fotos ou vídeos ilegais, já é o suficiente para envolver os participantes do grupo em uma investigação em em processo judicial.

Certifique-se que fala com a pessoa certa

Você tem sua lista de contatos e conhece todos eles, em um mundo onde as pessoas andam com os celulares o tempo todo, a possíbilidade de perda ou roubo é maior. Então, quando for iniciar uma conversa que exige um grau de privacidade o ideal é checar se é realmente que está utiliza o celular naquele momento. Você pode fazer uma pergunta que somente aquela pessoa sabe a resposta ou combinar alguns códigos previamente.

Cuidado ao conversar com estranhos

Uma característica do WhatsApp que incomoda algumas pessoas é que ele por padrão aceita mensagens de pessoas que não estão na lista de contatos. Esta dica é muito parecida com aquela que você ouvia dos seus pais: “Não converse com estranhos”. É muito comum na internet, e não é de hoje, a criação de perfis falsos para atrair a atenção da vítima e ganhar a confiança.

Então se algum estranho vir conversar com você, tenha precaução no que você vai escrever para ele.

Desabilite o download automático de mídias

Por padrão o WhatsApp baixa as mídias(fotos, vídeos e áudios) automaticamente em uma conversa, isto é bem prático mas pode ocasionar problemas em alguns casos.

Como o WhatssApp não baixa as imagens automaticamente, mesmo silenciando um grupo, ele baixa as imagens mesmo sem você abrir a conversa. Isto ocupa espaço no seu celular, além de você armazenar imagens que você seque sabia que tinha.

Se você estiver em utilzando o 3g a mídia irá consumir uma parte dos seu dados. Além de diminuir a chance de ser infectado por um malware.

Saiba se o seu aplicativo de mensagens é seguro


  • Fernando Araújo

    Parabéns, são realmente boas práticas!