Empresa que vende soluções de espionagem é hackeada

A empresa italiana Hacking Team, que vende soluções de espionagem e monitoramento em massa para governos ligados a regimes autoritários, teve seus sistemas comprometidos no último domingo (05/07).

 

Hacking Team

A empresa que comercializa sistemas de spyware, teve seus servidores comprometidos, vazando 400Gb de informações com dados de clientes (países), senhas de funcionários, código-fonte de ferramentas, e emails trocados pelo CEO da empresa.

Dentre os arquivos vazados, constam uma planilha onde são listados todos os países que utilizam das ferramentas de espionagem, que podem ser obtidos aqui.

Os países que utilizam das soluções, normalmente ligados a regimes autoritários são: Etiópia, Sudão, Marrocos, Egito, Emirados Árabes, entre outros. Mas também possuem países como: EUA, Rússia, México e muito mais.

 

Paises Galileo

 

As principais informações vazadas no último domingo, constam emails trocados pelo CEO da empresa, bem como as senhas do engenheiro de segurança Christian Pozzi, o “especialista” mantinha senhas fracas, bem como combinações como nomes de personagens do X-Men para definir suas senhas.

Todo conteúdo foi publicado na internet, pela conta do Twitter da própria empresa, que também teve as senhas comprometidas, onde ajudaram na disseminação dos arquivos pela internet.

 

Twitter-Hacking Team

 

As soluções normalmente eram utilizadas por países, afim de monitorarem principalmente jornalistas, mas podiam ser amplamente utilizado para qualquer cidadão, podendo comprometer dispositivos como: celulares, computadores, tablets e muito mais. Dentre os principais monitoramentos estão: o redirecionamento de tráfego de aplicativos, ativação remota de webcams e microfones de computadores e notebook, acesso ao gps de dispositivos, uso de cavalos de tróia, para coleta de arquivos, monitoramento de mídias sociais e muito mais.

 

Fonte: Ars Technica