Identificado novo vírus para Android que afeta mais de 20 mil aplicativos

Pesquisadores da empresa Lookout identificaram um novo vírus que afeta os sistemas Android, que afeta as permissões do sistema operacional do dispositivo móvel, dificultando a remoção.

Android-Trojan

O malware se trata de uma variante de propagandas (adware), que se aloja no sistema operacional e passa a exibir anúncios de propagandas no dispositivo móvel.

 

O malware foi identificado rodando em mais de 20.000 aplicativos, inclusive em aplicativos legítimos como: Facebook, Google Now, Twitter, WhatsApp, Snapchat, Candy Crash, entre outros.

 

A infecção se dá ao fazer a instalação de aplicativos fora da loja oficial, através de sites de terceiros. A gravidade do malware ainda é maior quando se utiliza de sistemas como acesso via “root”, uma vez que o malware utiliza das brechas de permissões para se alojar.

 

A empresa também ressaltou a periculosidade do malware, uma vez que a mesma variante utilizada somente para exibir anúncios, pode ser utilizado para efetuar modificações mais drásticas nos dispositivos móveis.

 

Fonte: Blog Lookout