Previsões de ameaças para 2015

Como de costume, a McAfee lançou recentemente um relatório com as previsões de ameaças para 2015. Dentre as previsões de ameaças, estão as possibilidades de maiores incidencias de ataques direcionandos a equipamentos do nosso cotidiano como Dispositivos Móveis, Internet das Coisas, entre outros.

 

Cybercrime

 

Haverão também maiores incidências de ataques cibernéticos, otimização do ransoware, e a exploração da privacidade.

Espionagem Cibernética

Governos de pequenos países e até mesmo grupos terroristas, irão utilizar mais de espionagens cibernéticas e até mesmo ataques de negação de serviço (DDoS), afim de capturar informações privilegiadas sobre seus inimigos. No entanto, a espionagem também poderá ser utilizada para roubar dados privilegiados de empresas, afim de se sobressair de seus concorrentes.

Internet das Coisas

Devido ao aumento dos dispositivos conectados a internet, como televisores, automóveis, geladeiras, automação residencial, entre outros. Estes novos gadgets fazem parte da Internet das Coisas (IoT), devido as informações sensíveis que possam conter estes dispositivos, faz com que estes sejam alvos de ataques de muitos vírus.

Outra tendência que pode se dar é a utilização de Câmeras IPs, e a sistema de infraestrutura críticas como hospitais, sistemas elétricos, hidráulicos que tratam de informações sensíveis.

Privacidade

O controle sobre a privacidade e ao que é compartilhado e delemitado como informações “pessoais” continuará sendo um problema, uma vez que estamos cada vez mais conectados, entre diversos sistemas, sendo administrados pelo famoso termo “BigData”, que trata justamente de como utilizar os grandes volumes de dados.

Ransomware

Uma das piores pragas desenvolvidos nos últimos tempos, o ransom (sequestrador de dados) poderá migrar seus ataques a dspositivos móveis, como celulares e tablets, uma vez que ali possuem informações pessoais de grande valia, podendo estes ser criptografados e sequestrados. Outra tendência é uma possível exploração de serviços de backups em nuvem, como Dropbox, Google Drive e OneDrive, onde uma vez criptografado e sequestrados os dados de backup, as vítimas não poderão fazer a restauração de backups, mais suscetíveis a pagamentos de recompensas.

Dispositivos móveis

Assim como já ocorrido em 2014, haverá um aumento maior ainda nos malwares direcionados a dispositivos móveis, uma vez que cada vez mais as pessoas tem trocado as transações através de PCs para dispositivos móveis, com isso a tendência de ataques a esses dispositivos também irão seguir a tendência de migração para estes equipamentos. Sistemas de comunicação a curta distância (NFC) e pagamentos móveis, serão extremamente explorados afim de encontrar alguma vulnerabilidade.

Malware além do Windows

Como todos nós sabemos, o Windows é um grande alvo para os malwares, no entanto tivemos ciência em 2014 de pragas digitais que exploram vulnerabilidades de outros sistemas, como Shellshock, que trata de uma vulnerabilidade no sistema bash presente em arquiteturas Unix, Linux e OS X. Devido a utilização da arquitetura Unix e grandes infraestruturas e sistemas críticos, fez com que esta vulnerabilidade fosse apontada como um das mais altas, na escala de 0 a 10, tendo a nota 10 pela National Vulnerability Database dos EUA. Com isso, esta brecha poderá ser ainda explorada no ano de 2015.

Vulnerabilidades

As vulnerabilidades de sistemas continuarão a ocorrer em 2015, uma vez que nenhum sistema é 100% confiável, no entanto a grande incógnita continuará sendo a resposta dos responsáveis pelos sistemas a incidentes e brechas recém descobertas.

O que nós do projeto Segurança em Simples Atos podemos garantir, é que continuaremos a divulgar muitos destes assuntos no ano de 2015 ;)

 

Fonte: McAfee Labs