No passado da internet, os mensageiros mais populares eram IRC, ICQ e MSN. Com a popularização de smarthphones há uma enorme variedade de aplicativo de mensagens, entre os mais populares estão WhatsApp, Facebook Messenger, Skype, Viber, FaceTime, Gtalk….
Um grupo de pesquisadores da EFF analisou vários mensageiros disponíveis, para checar a segurança de cada um deles.
Entre os pontos analisados estão ítens importantes como:
A comunicação é criptografada no envio e recebimento?
Analisa se as mensagens são enviadas de maneira segura, isto garante que não tenha uma “escuta” na rede.
A empresa possui as chaves de criptografia?
Se a empresa possui a chave de criptografia significa que ela conssegue ter acesso também acesso as menssagens. O ideal neste caso é a empresa não possuir acesso a chave, isto garante que nem mesmo a empresa monitore as conversas de seus usuários.
O código fonte do programa está disponível para revisão independente?
Caso a empresa disponibilize o código fonte de seu programa, significa que ele já é mais confiável, pois qualquer programador pode analisar os códigos e encontrar possíveis crechas e reportar aos criadores. Isto significa que a segurança é mais robusta.
Resultado
O resultado da pesquisa chama atenção, pois os aplicativos mais populares não tiveram resultados satisfatórios.
Ganharam destaques o Telgram, ChatSecut + Orbot, CriptoCat, Pidgin + OTR, Silent Phone, Silent Text, Text Secure. Vale notar que alguns deles utilizam a combinação de outras ferramentas como Orbot e OTR(Off The Record), e que alguns deles são pagos, como é o caso do Silent Phone e Silent Text.
Ficou surpreso com os resultados do estudo e quer utilizar um mensageiro mais seguro? Passe a utilizar um aplicativo de mensagem mais seguro e alerte seus contatos.
Pingback: 5 dicas de segurança para suas conversas no WhatsApp()
Pingback: 5 dicas de segurança para suas conversas no WhatsApp | Dicas de Segurança na Internet()