Site russo exibe câmeras expondo a privacidade pelo mundo

Um site russo divulgou uma lista com diversas câmeras de segurança conectadas a internet, utilizando a senha padrão dos equipamentos. Muitas dessas câmeras estão conectadas em empresas, residências e em quartos de crianças, expondo a privacidade de diversos usuários.

Cameras na internet

Muitas destas cameras são utilizadas por pais que querem ver seus filhos remotamente, muitas vezes quando estão trabalhando.

O responsável pelo site frisou que não precisou “hackear” nenhuma dessas câmeras, uma vez que elas utilizam da senha padrão de fábrica do equipamento, demonstrando assim a exposição que as pessoas passam diariamente.

Na lista de sites, o país com mais cameras conectadas é o EUA, com mais de 4.000 câmeras, no entanto o Brasil tamém se encontra na lista, com cerca de 280 câmeras conectadas.

 

Vale ressaltar, que a insegurança ao utilizar as senhas padrão, não se resume as câmeras de segurança, onde muitas vezes os usuários configuram roteadores wireless com senhas padrão, expondo a privacidade do usuário ao expor documentos, fotos, musicas, entre outros para quem estiver no alcance da rede wireless.