WhatsApp entre os aplicativos mais inseguros do mundo

Em uma pesquisa realizada recentemente pela Electronic Frontier Foundation (EFF), considerou que o WhatsApp está na lista dos apps mais inseguros do mundo.

WhatspApp

 

Isso devido a grande quantidade de golpes e fraudes que estão se propagando através deste novo comunicador.

 

Dentre os principais golpes que circulam hoje no aplicativo estão:

 

Descontos do Extra e Carrefour

Utilizando a famosa técnica de phishing (pescaria), faz com que os usuários clique em links obtidos através do WhatsApp, com a premissa que obteriam descontos em lojas do Extra e Carrefour.

whatsapp-extra

 

Descontos do Zara e H&M

Assim como no  golpe do Extra e Carrefour, a promessa seria descontos envolvendo as lojas Zara e H&M, onde bastaria preencher uma pesquisa, e seria neste momento que os dados seriam roubados.

whatsapp-zara

 

Golpe da Starbucks

As empresas Kaspersky e ESET identificaram no último mês de Agosto um golpe envolvendo a cafeteria Starbucks, que segundo o falso golpe poderia obter descontos de até R$ 500,00 nas lojas da rede.

whatsapp-starbucks

 

Golpe do WhatsApp Azul

Uma falsa promessa do WhatsApp Plus, que prometia ter maiores funcionalidades no aplicativo bem como deixá-lo azul, faz com que o usuário acesse um link malicioso para fazer o download do falso o aplicativo. O golpe se espalhou rapidamente, pois para ter o acesso ao aplicativo, além de preencher um pequeno cadastro, é necessário compartilhar para 10 amigos.

whatsapp-azul

 

Sites de download do WhatsApp

O golpe foi identificado em julho pela empresa Kaspersky, onde falsos sites de download prometiam a instalação do aplicativo, sites esses que constavam sempre no topo do Google, com isso novos apps falsos e fazendo a disseminação de vírus eram instalados, gerando ainda cobranças indevidas. Outro problema encontrado neste golpe, era a instalação de trojans que faziam a disseminação do vírus através de SMS, para sua rede de contatos.

Vale frisar que a instalação dos aplicativos sempre devem ser feitos através das lojas oficiais, como: Google Play, AppStore, Windows Phone Store.

whatsapp-sites

 

Com isso, fica a dica de se ter cuidados adicionais ao utilizar o WhatsApp.

 

Fonte: TechTudo