7 dicas sobre cuidados envolvendo o Imposto de Renda

No último dia 02 iniciou-se as entregas das declarações de Imposto de Renda de 2015, e com isso a Receita Federal já recebeu mais de 2 milhões de declarações, que se encerram em 30 de Abril.

Imposto de Renda 2015

 

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados online, pois assim como todo grande assunto do momento, há diversos golpes envolvendo o IRPF2015, caracterizando o Phishing (técnica utilizada para fisgar informações).

Afim de ajudar, criamos 7 dicas afim de cair em armadilhas na internet.

 

1- Cuidados com programas falsos:

O programa utilizado para fazer a declaração, bem como o programa utilizado para a transmissão (ReceitaNet), devem sempre ser baixados do site oficial da RFB, devendo evitar sites de terceiros.

 

2- Exclua emails suspeitos:

A Receita Federal, bem como outros órgãos, não enviam emails solicitando informações pessoais, bem como notificações de malha fina, ao receber esses emails, exclua imediatamente.

 

3- Informações oferecidas a desconhecidos:

Em porte de algumas informações pessoais, como telefones e emails, pessoas podem se passar por agentes da RFB ou como contadores, evite passar informações a desconhecidos.

 

4- Proteja as informações digitais contra roubo:

Dados de declarações anteriores podem ser valiosos, devido o mesmo possuir diversas informações pessoais bem como número de recibo de declarações anteriores, portanto as declarações bem como outras informações necessárias a declaração, devem estar guardados com segurança, através de restrições de acesso e senhas.

 

5-  Proteja os dispositivos móveis:

Neste ano a RFB está aceitando as declarações via dispositivos móveis, através de Smartphones e tablets. Assim como os cuidados relacionados aos PCs, no celular devem se atentar ao aplicativo oficial, tomando cuidado com aplicativos de terceiros. Mais dicas sobre como se proteger no smartphone, podem ser vistas no nosso ebook sobre Segurança na Internet.

 

6- Os falsos agentes:

Evite publicar informações pessoais em mídias sociais, pois assim como através dos emails, pode ser uma brecha para os golpistas.

 

7- Tenha uma solução de segurança:

Em todos os dispositivos utilizados para a declaração, seja o PC ou dispositivos móveis, se atente para que as soluções de segurança estejam ativos, como antivírus e/ou antispyware e também uma solução de firewall integrado no caso dos PCs.

 

Através destas simples dicas, esperamos que seja possível fazer sua declaração sem nenhum risco ;)